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Minas Trend, onde vanguarda e principiantes encontram espaço para os negócios

12/11/2018

Sob a batuta de Flavio Roscoe, novo presidente da FIEMG, a 23ª edição do Minas Trend se revelou com novidades no formato da organização, além de otimismo em relação aos negócios. O evento, que aconteceu de 29 de outubro a 1º do novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), reuniu 191 marcas de vestuário, bolsas, calçados, bijuterias, joias e acessórios para o lançamento de suas coleções para lojistas de todo o Brasil e exterior. A iniciativa teve o apoio da Abit e do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e da Moda Brasileira, desenvolvido pela Associação em parceria com a Apex-Brasil.

“O Minas Trend é fundamental para o segmento de moda, pois não afeta somente aqueles que estão expondo, já que ele passa a imagem da produção mineira para todo o resto da cadeia. Mesmo aqueles que não estão aqui, podem se aproveitar disso. Sem dúvida, ele é decisivo e tenho certeza que boa parte do segmento existe em função da realização do Minas Trend”, destacou o líder da Federação.

Uma das inovações promovidas foi a incorporação do espaço de desfiles pelo salão de negócios, integrando o mesmo ambiente. A modificação foi ideia de Ronaldo Fraga, estilista a coordenador criativo do Minas Trend. “Esse era um sonho antigo que se realizou agora. Principalmente, dentro desse caráter democrático, trazendo para o coração da feira a autoralidade. Para privilegiar os autores, que ficam aqui em destaque. Queremos que seja reconhecido também como um lugar de novos nomes”, disse o designer se referindo aos criadores que atuam com peças mais conceituais.

Desfile em espaço no meio do salão de negócios. O local foi planejado para ser modulado para as apresentações -*crédito de imagem: Agência Fotosite 

Aproveitando o espaço em destaque no centro do salão voltado para os novos talentos, a Pauzzi – marca de Uberlândia (MG) – fez ampla divulgação do seu trabalho. “Essa é a primeira vez que estamos aqui e já superamos todas expectativas em venda e de approach. Os clientes vêm elogiar as peças. Tem sido muito positivo. Já temos planos de participar do próximo Minas Trend e, a partir daí, teremos um comparativo do quanto será o impactar em nossos negócios”, afirma Jéssica Pauzzi, diretora da grife.

Jéssica Pauzzi comemora o resultado do evento: "os clientes vêm elogiar as peças. Vamos abrir novos pontos de venda"

No mercado há um ano e meio, a Meniax atende o público masculino mais moderno e participa do evento desde que venceu o concurso Ready to Go para jovens talentos em abril de 2018. “Por conta das marcas novas estarem em evidência aqui, tivemos uma visibilidade muito boa. Conseguimos alguns clientes novos, não exatamente o que queríamos, por alguns visitantes acharem nosso produto mais conceitual. Porém, nossas peças atendem desde o conceitual até o básico. Temos muitas possibilidades”, destaca Renan Rocha, sócio da marca.

Look Meniax durante desfile de abertura -*crédito de imagem: Agência Fotosite

Também caminhando recentemente pelo terreno fértil do Minas Trend, a marca Libertees, criada e dirigida por Marcella Mafra e Daniela Queiroga ficou em terceiro lugar do Ready To Go em abril deste ano e agora integra oficialmente o salão de negócios. A confecção das peças é feita pelas mulheres do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, localizada em Belo Horizonte. As costureiras são remuneradas para suas despesas e assistência à família. “Esse não é um trabalho de filantropia. A sustentabilidade social está no DNA da marca. Nasceu para qualificar essas mulheres e poder envolver mais pessoas nesse projeto”, afirma Queiroga.

Daniela Queiroga (à esq.) e Marcella Mafra (à dir.) em desfile da marca Libertees - crédito da imegam: Agência Fotosite

Em meio aos novos, as empresas já conceituadas no mercado também comemoram resultados do evento. A Madre Perola, com mais de 30 anos de existência, inova com tendências e tecidos. Investimentos que fazem o faturamento crescer. “Trouxemos aqui um inverno leve, com pegada sportwear, com mistura de matérias-primas. Mas temos uma boa perspectiva de vendas para essa coleção. Já tivemos um bom movimento na feira e esperamos uns 20% de aumento. Sempre abrimos novos clientes”, destaca Nathalia Barros, responsável pelo Marketing.

Vestido da coleção apresentada no Minas Trend pela marca Madre Perola - *crédito da imagem: divulgação

Presente em mais de 200 pontos de venda pelo País, a Skunk traz uma moda festa e casual para a mulher contemporânea e atua em mistura de tecidos e trabalhos manuais para atingir uma fatia maior de expansão. “Temos materiais exclusivos, 100% nacionais, tudo isso para agregar mais valor. Vendemos para todo o Brasil e o exterior. Então atuamos forte para que nossos clientes se encantem com as peças”, destaca Marcela Castro, diretora da grife que conta com a presentão de 20% no incremento dos negócios para esta edição do Minas Trend.

Peça da coleção apresentada no evento - *crédito da imagem: Kevin Martin 

O evento, que trouxe os lançamentos para a temporada outono-inverno/2019, recebeu uma média de 15 mil visitantes, aí incluídos 3,7 mil compradores, entre espontâneos e vip´s, ou seja, aqueles com alto potencial de decisão e compra. A expectativa, entre negócios realizados e prospecções estabelecidas durante a feira, é consolidar uma receita da ordem de US$ 207 mil.