,

Looks funcionais e tecnológicos são vencedores do Concurso Moda Inclusiva

27/10/2016

O estilista Eduardo Inácio, de Campo Grande (MS), foi o vencedor do 8º Concurso Moda Inclusiva, evento promovido pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que busca estimular a criação de soluções funcionais na moda para esse público. Instrutor Técnico do Vestuário da Fatec Senai (MS) e criador da Cru Customização, o designer venceu o primeiro e o segundo lugar, com dois looks que favorecem a ergonomia e praticidade. Os dezoito finalistas da nova edição exibiram as suas criações em desfile no dia 15 de outubro, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

O look vencedor, intitulado “Solar Power”, trouxe uma solução feminina focada na tecnologia. Uma jaqueta preta produzida com o denim premium “Marina Black II” da Vicunha, com efeito flamê e de toque macio, exibia ilhós para acomodar fones de ouvido e painéis solares que possibilitam carregar aparelhos portáteis. Além disso, a peça possui aberturas em zíper com argola nas laterais e capuz com a possibilidade de embutir na gola. Eduardo criou também uma camiseta oversized, com abertura de botões de pressão nos ombros e calça com cinto interno e pences nos joelhos. Todas as roupas traziam leitor QR CODE com áudio descrição das funcionalidades e etiqueta em braile.

Modelo usa o look "Solar Power" - crédito de imagem: divulgação/Vicunha

Em segundo lugar, ficou o look masculino do estilista campo-grandense, batizado de “Solar Energy”. Seguindo a mesma proposta de conforto e modernidade, Inácio criou uma jaqueta funcional trabalhada em patchwork, que uniu recortes do brim “Sharon” também da Vicunha, com brilho sutil e aspecto de couro, a retalhos de denins. “As peças foram trabalhadas com o conceito de upcycling, então usei jeans com aparência rústica, como se fosse reciclado”, explica. O denim “Flick” da tecelagem, super leve e com efeito de textura de pequenos quadriculados, foi a aposta para o forro da peça, tornando a criação ainda mais descolada.

Apresentação do look "Solar Energy" - Crédito da imagem: divulgação/Vicunha

Eduardo recebeu metragens de tecidos Vicunha, uma forma de incentivo da empresa às criações apresentadas, e fará um mês de estágio remunerado na fabricante.