,

Livro sobre os imigrantes que construíram a indústria têxtil é lançado no SPFW

26/04/2016

O livro “Indústria Têxtil – As Várias Faces dos Povos que Construíram o Setor ”, produzido e editado pela BB Editora com a curadoria do Sinditêxtil-SP foi lançado no dia 25 de abril, no lounge da Abit, no SPFW. Empresários, profissionais do setor e jornalistas prestigiaram o evento. Na ambientação do local, imagens de alguns momentos retratados na obra.

Convidados prestigiam o lançamento do livro 

A publicação conta como etnias tão diversas conseguiram conviver harmoniosamente no Brasile deram origem ao quinto maior parque textil do mundo. “Uma feliz evidência disso é o bairro paulistano do Bom Retiro em São Paulo, onde o setor foi inicialmente desenvolvido pelos italianos, depois judeus, gregos coreanos e, mais recentemente, bolivianos. Cada um deles deu uma enorme contribuição à indústria da moda e também à cultura do bairro, de São Paulo e até do Brasil”, declara Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP e que participou ativamente das pesquisas e da revisão.

Alfredo Bonduki (pres. Sinditêxtil-SP), Baroni Neto (BB Editora) e Rafael Cervone (pres. Abit)

O material faz uma introdução ao cenário nacional que foi encontrado pelos primeiros imigrantes, o perfil da mão de obra até a formação do empresariado têxtil. O trabalho foi incentivado pela Lei Rouanet e contou com o apoio de diversas empresas ligadas ao setor, como: Coats Corrente, Dudalina, Hoepcke Boradados, DesleeClama, Döhler, Tapecol Sinasa, FCEM Feiras e Congressos, Golden tecnologia, Leal, Mirasul, Nisshinbo do Brasil, Bonfio A&E, Paramount Têxteis, Trützschler, Vicunha Têxtil, dentre outras.

Capa do livro editado pela BB Editora

O livro tem tiragem limitada e ainda não será comercializado. 


TAGS:
livro, imigrantes