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Inspiramais supera US$ 4 milhões em negócios

23/01/2019

A primeira edição de 2019 do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – recebeu mais de sete mil visitantes, nos dias 15 e 16 de janeiro, no Centro de Eventos Pró-Magno, em São Paulo. Nos dois dias de evento foram apresentados cerca de 900 lançamentos em matérias-primas para o desenvolvimento de roupas, calçados, acessórios, móveis e jóias que chegarão ao consumidor final em 2020.

Nesta edição, somente os 30 compradores internacionais que integraram o Projeto Comprador, vindos da Índia, Argentina, México, Equador, Peru e Colômbia, fecharam negócios em torno de US$4,3 milhões. “O projeto unifica toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indústria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional”, esclarece Walter Rodrigues, designer coordenador do núcleo de Design da Assintecal. A Abit apoia institucionalmente o evento e convidou compradores internacionais por meio do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. A ação também foi promovida pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de incentivo às exportações executado em parceria da Assintecal e a Apex-Brasil.

Compradores realizam negócios no evento - crédito da foto: divulgação

De acordo com Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, este alinhamento de informações e integração entre todos os segmentos fortalece o produto nacional, atraindo olhares do mercado externo.   “Temos força e referência muito grande com produtos legítimos e de qualidade. Depois de quase 10 anos promovendo os projetos junto com a Apex-Brasil e outras entidades, as cadeias produtivas estão alinhadas e buscam essa identidade aos produtos produzidos no Brasil. Países como Peru, Argentina, México, por exemplo, tem cada vez mais preferência por matérias-primas do Brasil, pois trazem design genuíno, aliado a tecnologia, conforto e materiais diferenciados. Estamos levando, literalmente o país para o resto do mundo”, conta.

Caravanas de mais de 20 cidades de diversos estados do Brasil – como o grupo de designers e empresários de Manaus (Amazonas), que por meio do Sebrae, vieram conhecer as novidades. Vanusa Abinader, da unidade de atendimento seletivo do Projeto Moda Amazônica (Sebrae AM), esteve presente com 12 empresas.  “Como todas são criadoras, buscam inspirações para produção de coleções mais inovadoras. A ideia é cada vez mais misturar inovação e tecnologia a todo o processo de design imprimido pelas empresas de Manaus”. Junto com ela Rita Prossi, designer de produtos, buscou no Inspiramais elementos da moda mundial para agregar ao universo de brasilidade “Quero aplicar aos meus produtos novas técnicas e um jeito especial de me conectar com a moda global. Sempre pelo olhar de identidade da moda brasileira”.

Palestras voltadas para o varejo, com cases como C&A, Swarovski, Hering, Invista e Handara complementaram a programação que também abordou o tema marketing digital e comportamento do consumidor, entre outros. André Breisert, diretor do e-commerce da C&A Brasil, contou que em 2016 a empresa redefiniu o foco e prioridade de posicionamento, time e investimento em digital. Isso resultou no aumento da experiência mobile de 30 para 60% do tráfego. Desenvolveu também um app que hoje tem 20% do faturamento do e-commerce. “Transformamos a experiência do cliente por meio da tecnologia, ou seja  deixar o cliente no centro de tudo trabalho, com entrega flexível e criando uma cultura digital neles”, revelou.

O presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel, integrou a mesa redonda “Futuro do setor têxtil na era digital”. O debate contou com as presenças de representantes das empresas Damyller, Dimy e AMC Têxtil, além de Ilse Guimarães, da Assintecal.

Pimentel, à direita, participa de debate durante o Inspiramais - crédito da foto: divulgação

Entre os lançamentos inovadores, o Inspiramais apresentou um modelo de tênis after skate produzido em poliamida biodegradável da Rhodia e Amnibrasil, desenvolvido pela Mary Jane – primeira marca brasileira de tênis de skate. A poliamida biodegradável já está presente também em algumas marcas de biquínis e bolsas brasileiras e é uma revolução no processo ecofriendly de produção e consumo.  

Outra novidade foi o biotecido Texticel desenvolvido a partir do cultivo de bactérias. Produzido pela indústria carioca Biotecam, o material ecológico que utiliza nutrientes sustentáveis, possui uma pegada hídrica baixíssima e é totalmente biodegradável e compostável,  ao mesmo tempo que visualmente e no tato, possui propriedades semelhantes  a um couro. Atualmente, a Biotecam produz o Texticel em folhas com dimensões próximas a 50 x 30 cm, um volume de produção de 24 folhas por mês com uma perspectiva de aumento significativo de escala produtiva  para o primeiro semestre de 2019.

+ Estampa - Oito estúdios integraram esta edição do Projeto + Estampa: Estúdio Capim, Estúdio Certain, Oficina Lamparina, Studio Aurum Brasil, Nomad, Adriana Boulos, Traço Ousado e Bloom Print - que sob a batuta do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, apresentou a decodificação de elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações, incorporando a originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. O projeto foi realizado pelo programa Texbrasil, da ABIT, Assintecal, Apex-Brasil, e parceria com a R.Mello.

Espaço +Estampa - crédito da foto: divulgação

O Inspiramais é promovido pela Assintecal, Abit, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Apex-Brasil. Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

A edição do Inspiramais 2020_II já tem data marcada: acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no mesmo local.