,

Inspiramais 2019_II: setor têxtil mostra alquimia para atender demandas calçadistas

20/07/2018

O Inspiramais 2019_II, que aconteceu entre 17 e 18 de julho, em São Paulo, apresentou as propostas dos fabricantes de insumos para o setor coureiro-calçadista, com o tema “Alquimia”. Desta vez, o evento decreta atemporalidade e a não nomenclatura de estações. Assim, deixa de denominar Inverno e Verão para utilizar o ano seguido dos algarismos I e II. A iniciativa é apoiada pela Abit, que trouxe jornalistas e compradores internacionais por meio do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, desenvolvido pela Entidade em parceria com a Apex-Brasil.

Rodada de negócios -Crédito de Imagens: Divulgação/Inspiramais 

O pesquisador e designer que responde pelo Núcleo de Design da Assintecal e Inspiramais, Walter Rodrigues, explica a mudança temporal do Salão. “Estamos querendo estabelecer a “não data” de validade de um produto. No ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, afirma.

Pelos corredores, diversas companhias do setor têxtil expunham suas apostas aos clientes. Uma das inovações estava disposta no estande da Lunelli, um tecido com efeito 3D. Trata-se do “Super Tecno Stretch”, produto com fio EcoVero (Viscose Lenzing com menor impacto ambiental) e estamparia que produz efeito tridimensional que pode ser visto por meio de óculos especiais.

Look desenvolvido com tecido Super Tecno Stretch da Lunelli que possui efeito 3D 

Quem também pensou em novos conceitos de produção foi a Rhodia, que exibiu a poliamida sustentável da família Amni® Colors, fios mesclas, brancos e pretos, que já nascem com uma tonalidade especial para suprimir a etapa de tingimento do tecido/malha do cabedal de tênis. Os fios Amni® Colors podem ser utilizados em sua forma natural, mesclando suas tonalidades e evitando assim o processo de tinturaria. Para demonstrar o efeito do material, a fábrica prototipou um tênis com cabedal desenvolvido a partir da técnica de tecelagem 3D, conhecida como Knit, um processo novo, que faz parte da indústria 4.0, em que a peça é tecida de forma individual e customizada.

Tênis prototipado pela Rhodia para mostrar as tecnologias possíveis em um calçado - Crédito de imagem: divulgação/Rhodia 

Ao que parece a sustentabilidade é uma noção que está bem presente no mindset do segmento. Já que a Tramare é a primeira tecelagem plana a atuar com artigo feito em algodão orgânico colorido. Este tipo de matéria-prima já nasce naturalmente com a tonalidade diferente. Por isso, economiza 80% de água no processo e também é livre de componentes químicos.

Tecido feito com algodão colorido natural da Tramare - Crédito de imagem: Divulgação/Tramare

O Inspiramais ainda conta com outros projetos, como o “Conexão Inspiramais”, que traz 900 novidades em materiais para a cadeia da moda. O “+Estampa”, que conta com sete estúdios de design de todo o País para decodificar elementos brasileiros em novas estampas.

Conexão Inspiramais com materiais de expositores no evento - Crédito de imagem: Divulgação/Inspiramais 

Para Ilse Maria Biason Guimarães, superintendente da Assintecal, uma das realizadoras do Salão, o grande triunfo dessa edição é fim da atemporalidade e a integração. “Para nós, a maior conquista é a consagração do evento no setor, integrando vários segmentos econômicos importantes, como o de acessórios e bijuterias, por exemplo. Assim, como tornar o Inspiramais em edições atemporais”, destacou.