Inscrições abertas: Trama Afetiva vai selecionar talentos criativos e sustentáveis

27/06/2018

O Projeto Trama Afetiva – que traz inovações criativas a partir de resíduos têxteis gerados pela Cia. Hering – está com inscrições abertas até 20 de julho. A seleção atende critérios de inventividade, comprometimento com o projeto e o tema, bem como com as necessárias políticas de acesso: pelo menos 1 (um) participante de programas sociais, educativos ou sócio empreendedores com foco em sustentabilidade.

"Afirmamos a nossa compreensão de que a qualidade das discussões e criações será alcançada somente com uma turma diversa, que contenha diferentes histórias, experiências e pensamentos e que inclua participantes de diferentes contextos”, diz Jackson Araujo, diretor criativo do projeto.

O resultado final da análise dos portfólios inscritos será divulgado no dia 25 de julho, quando serão conhecidos os 10 nomes selecionados pela direção criativa do projeto. Sob orientação de reconhecidos designers-tutores dos segmentos de moda e design, como Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) e Itiana Pasetti (Revoada), os selecionados serão qualificados para criar uma linha composta de 10 a 15 produtos, desenvolvidos a partir da ressignificação de malhas de algodão provenientes de antigos estoques ou resíduos têxteis gerados pela Cia Hering, que será confeccionada com o suporte técnico do grupo produtivo Cardume de Mães.

“A moda é nossa plataforma e a transformação social, na visão da Fundação Hermann Hering, se dá quando ousamos, colaboramos e compartilhamos. E assim, unindo passado e presente, seguimos com o desafio de tecer um futuro melhor, mais digno e ético para todos”, declara Amelia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

O resultado do projeto, que conta com direção criativa e de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon, será apresentado ao público no dia 6 de setembro de 2018, no encerramento do módulo de prototipagem Oficina Trama, que acontecerá durante o mês de agosto e início de setembro, em São Paulo. Além dos envolvidos, a apresentação contará com a presença de representantes da Fundação Hermann Hering, Cia. Hering e parceiros Epson e IED São Paulo e, além dos protótipos finalizados, fará um passo a passo do processo criativo trazendo moodboard conceitual, croquis e modelagens.

Durante a dinâmica, os 10 selecionados participarão de conversas inspiracionais e workshops com temas inovadores apresentados por profissionais que se destacam na utilização dos conceitos da economia criativa como “Artesão Urbano – Identidade e Manufatura” (Marcelo Rosenbaum), "Estamparia Digital” (Epson), “Design Vital – A câmara de pneu e o náilon de guarda-chuvas reinventados no processo circular” (Itiana Pasetti e Adriana Tubino/Revoada), “Tingimento Natural Têxtil no Contexto Contemporâneo” (Flavia Aranha e "Processo Criativo em Upcycling” (Agustina Comas).

De forma a, cada vez mais, democratizar e ampliar a visibilidade dos conceitos da economia criativa, que estimula o compartilhamento de processos sustentáveis e colaborativos, e também apontar novos caminhos para a cultura de moda e design, esta edição traz como novidade o Seminário “Design Para Um Mundo Melhor”, que abre oficialmente o TRAMA AFETIVA 2018, no Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), no dia 8 de agosto, das 9h às 17h, e contará com a participação de especialistas que apresentarão suas atividades dentro dos segmentos de moda, design, artes plásticas, gastronomia e ativismo tendo como principal abordagem a Economia Afetiva – uma perspectiva de mercado pautada pelo poder do coletivo para a construção de processos mais inclusivos, horizontais e colaborativos. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Para inscrições e mais informações, acesse o site do Projeto.

 

*Crédito de imagem: divulgação/Fundação Hermann Hering





Área do Associado
Esqueci minha senha