,

“Indústria brasileira tem lições para nos ensinar”, afirma presidente da IAF

14/07/2017

Han Bekke, presidente da IAF, que terá sua primeira

convenção no Brasil em outubro

O holandês Han Bekke, 68 anos, é o atual presidente da International Apparel Federation (IAF). O líder conta com uma longa carreira internacional na indústria de vestuário e têxtil. Trabalhou por mais de 40 anos para várias associações comerciais e recentemente atuou como diretor geral da MODINT (Associação Holandesa para Moda, Interior e Têxtil), cargo que ocupou até janeiro de 2013. Em março daquele ano, Han Bekke foi eleito presidente do conselho da MODINT. Nesta entrevista, ele comenta a primeira IAF Convention realizada no Brasil. O evento acontecerá entre 16 e 18 de outubro, no Grand Hyatt, no Rio de Janeiro (RJ).

 Qual é a importância de se realizar a IAF Convention no Brasil?

O Brasil é um dos principais mercados de vestuário e têxteis do mundo em termos de produção e consumo.  Desde que a Abit se juntou à IAF há alguns anos, como membro proeminente, pensamos que nossa convenção deveria ser realizada no País. Nossas convenções anuais são alternadamente realizadas na América, Ásia e Europa. O que é importante para a indústria global agora é especialmente importante para esta nação, pois indústria não se mudou e, portanto, desde o início, permaneceu forte. A indústria brasileira tem lições para nos ensinar. É a primeira vez que vamos ter esse evento no Brasil, então estou ansioso para isso. 

Como você vê as oportunidades para a indústria têxtil e de confecção brasileira?

O próprio tema da Convenção “Conformidade e Tecnologia” é fundamental para o setor do País.  É muito importante continuar a melhorar a produtividade e ser uma indústria de ponta. A inovação é uma palavra-chave nesta edição do evento. Por outro lado, a criatividade é de grande importância também. Com uma posição forte do mercado local como uma cadeia de suprimentos totalmente integrada, acho que o Brasil tem o poder de também ser competitivo nos mercados internacionais.

Quais são as expectativas para o futuro da indústria?

O atual sistema dominante na indústria, a mudança contínua para locais com o custo da mão-de-obra mais baixo, a manutenção de participação de mercado dependendo de preço no varejo não é mais sustentável. A indústria precisa se tornar uma indústria "normal", como outras, que usam tecnologia para aprimorar a produtividade e melhorar as condições de trabalho ao mesmo tempo. Também vejo uma crescente pressão dos governos e das ONGs em nosso setor para nos tornarmos mais limpos em termos de questões ambientais, como o uso de água, produtos químicos, etc. Vejo uma discussão mais intensa sobre fast fashion versus slow fashion. Reciclagem de vestuário e têxteis para produzir novos fios, tecidos e roupas ganharão espaço. Interessante também é analisar como a digitalização impactará nosso setor de moda.

Os participantes da convenção virão de países diferentes. Qual é a importância desse intercâmbio?

O IAF é uma plataforma de negócios mundial com membros em quase 60 países. Trocamos informações sobre os desenvolvimentos reais nos mercados de vestuário e têxteis em todo o mundo. As empresas do nosso setor são impulsionadas internacionalmente em termos de design, produção e vendas. Nós, de fato, juntamos esse setor de moda internacional para aprender uns com os outros, para entender melhor porque certas decisões, em algumas partes do mundo, são tomadas ou simplesmente não, para nos atualizar sobre o que está acontecendo no nosso negócio. Esse é o DNA da nossa Federação e das nossas convenções. Espero ver muitos membros da Abit em nosso próximo evento no Rio de Janeiro, para que eles conheçam seus colegas do exterior.

Anote:

33º IAF World Fashion Convention

Data: 16 a 18 de outubro de 2017

Local: Grand Hyatt - Av. Lucio Costa 9600 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições e informações: http://www.iafconventionbrazil.com.br/cont/inscricoes