,

FecomercioSP instrui comerciantes pela simulação da tarifa branca de energia elétrica

05/03/2018

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, entende que a adesão à tarifa branca de energia elétrica possa oferecer benefícios aos comerciantes e orienta que os mesmos façam uma simulação online. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) oferece, desde janeiro, aos consumidores de baixa tensão, entre eles lojas, escritórios, pequenas oficinas e edifícios comerciais, a opção da nova modalidade tarifária, para quem consiga concentrar a maior parte do seu consumo fora do horário de ponta.

Desta forma, o próprio comerciante pode entrar no simulador disponível no site da sua concessionária de energia elétrica (por exemplo, o da AES Eletropaulo na capital paulista e mais 23 municípios da região metropolitana).

Os estabelecimentos com consumo mensal acima de 500 kWh com novas instalações podem optar pela modalidade, que pratica a cobrança mediante ao horário do consumo. Não existem custos envolvidos, incluindo a instalação do medidor, que deve ocorrer em até 30 dias da solicitação.

De acordo com a FecomercioSP, caso o estabelecimento feche às 18h, a tarifa branca é muito válida em grande parte dos casos, porém a simulação ainda assim é de total importância. Caso o comerciante opte pelo serviço e não o aprove, basta solicitar o retorno da tarifa convencional e esperar, no máximo, até 180 dias.

O presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Prof. José Goldemberg, evidencia que é um momento essencial para o consumo de energia elétrica consciente. “Do ponto de vista estratégico, a disponibilização da tarifa branca no Brasil significa uma tentativa de equilíbrio no consumo, visando minimizar a sobrecarga das distribuidoras em alguns horários e extrema ociosidade em outros", declarou.

Descontos

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o horário de ponta varia entre as distribuidoras de energia elétrica. Levando em conta o Estado de São Paulo, o tempo é das 18h às 20h59, com exceção das áreas atendidas pela Bandeirante Electro e a AES Eletropaulo, que é das 17h30 às 20h29.

Os descontos, em torno de 20% a 25%, são aplicados em períodos fora do consumo de ponta, em contrapartida as distribuidoras serão responsáveis por acréscimos de 15% a 30% em horários críticos e de 80% a 110% para as tarifas intermediárias (uma hora antes e uma hora após o horário de ponta). Os preços ainda são variáveis dependendo da distribuidora de cada região correspondente.

Mais informações da tarifa bancária podem ser consultadas pelo site da Aneel.