,

Febratex 2016 reúne mais de duas mil marcas

10/08/2016

A maior feira de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil e de confecção, a Febratex, aconteceu entre os dias 9 e 12 de agosto, na vila Germânica, em Blumenau (SC).  A 15ª edição do evento reúne 2,4 mil marcas de mais de 60 países em uma área de 24 mil m². Idealizada e promovida pela FCEM – Febratex Group, a iniciativa conta com o apoio da Abit. A iniciativa recebeu visitação qualificada de 96 mil profissionais de todo o Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Peru e Turquia, entre outros.

Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação, destaca a importância do evento para o setor. “Receber uma feira desta magnitude é essencial e mostra toda a pujança da indústria têxtil e confecção brasileira. Assim, como a tecnologia que está presente em nossos parques fabris por todo o território nacional”, destaca.

Ainda durante a Febratex, o executivo foi mediador do “Fórum de Impressão Digital”.  Organizado pelo Comitê de Química Têxtil da Entidade, o encontro, que aconteceu no dia 10 de agosto, contou a participação das empresas Global, Dystar, Epson, SPG Prints, Golden Química e Sintequímica. Além disso, Tim Phillips, diretor do IMI Europa ministrou um painel sobre a tecnologia de impressão digital.  De acordo com o especialista, em 2015, em todo o mundo foram 6.258 novas instalações de equipamentos voltados para essa demanda. “A estamparia digital cresce em média 5,2% no Brasil ao ano, por exemplo. Os desafios estão no custo do investimento e no impacto desta técnica em relação às tradicionais e todo o processo para implantação da tecnologia”, disse. 

Para Hélvio Pompeo Madeira, presidente do Grupo FCEM, é essencial colocar a tecnologia a serviço do mercado brasileiro. "Através de um parque industrial de última geração, o empresariado nacional consegue competir em âmbito interno e externo", afirma. 

Apesar do ambiente econômico instável, a próxima edição da feira, que deve acontecer entre 21 e 24 de agosto de 2018, já está com 90% dos estandes vendidos. "É o resultado de um trabalho que visa atender às demandas dos expositores", ressaltou Pompeo. 

De acordo com dados da Abit e IEMI, o estado de Santa Catarina faturou US$ 6,4 bilhões em 2015. Entretanto, a produção têxtil do Estado caiu 12,2%, enquanto a confecção teve queda produtiva de 2,9%.

*Crédito de imagens: Giselle Seibel/Febratex