,

Empresa recebe certificação por autossuficiência energética

23/07/2019

A Camisas Polo Salvador recebeu, no dia 18 de julho, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a certificação Zero Energy concedida pela Green Building Council Brasil (GBC) - ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil. A empresa é o primeiro empreendimento do Norte/Nordeste a gerar toda a energia necessária para a sua operação. 

“Possuímos 118 placas fotovoltaicas instaladas e, no último ano, ultrapassamos a geração de 100% do consumo energético. Dessa forma, comprovamos que a aplicação de ações sustentáveis é excelente para os negócios e esse reconhecimento mostra que o nosso engajamento nessa causa deve continuar crescendo, de modo que possamos inspirar empreendedores a incorporar essas condutas em suas organizações,”, pontua Hari Hartmann, sócio-fundador da empresa. 

Hari Hartmann e Imelda, fundadores da empresa, recebem certificação - crédito da foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB 

A entrega da certificação ocorreu durante o evento “Construindo o Brasil que queremos”, que contou com a presença do CEO da GBC Brasil, Felipe Faria, e da diretora da Green Edifica Consultoria, Diana Paes, tendo como pontos centrais de discussão as construções sustentáveis e o estudo de caso das ações realizadas pela Camisas Polo Salvador que levaram à certificação. 

Empresa Verde - Com mais de dez anos de atuação no mercado têxtil, a Camisas Polo Salvador coleciona premiações e certificações - como o título de empreendimento sustentável “IPTU Verde” da Prefeitura de Salvador e o reconhecimento da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) por ser a primeira indústria brasileira a produzir “Camisa Polo Carbono Zero” - devido às ações sustentáveis que aplica tanto nas linhas de produtos quanto no dia a dia dos cerca de 50 colaboradores da fábrica. A reutilização da água da chuva em descargas e torneiras, os sensores de presença, a substituição de lâmpadas por LED e a autossuficiência em energia são algumas das medidas sustentáveis adotadas pela organização. 

Além disso, os retalhos dos tecidos que chegam a 800 kg por mês, são doados para a Creche Escola Comunitária Fonte de Luz, no Parque São Cristóvão, onde são transformados em estopas e vendidas para empresas, inclusive do Polo Petroquímico. Já os produtos, camisas polo fabricadas para fardamentos corporativos assim como para o consumidor final, são feitas de materiais que incluem o uso de garrafas PET recicladas, no caso das linhas ecológicas. Para os clientes que preferem a camisa 100% algodão há a opção orgânica, livre de agrotóxicos ou pesticidas.