,

Doptex lança tecido que inativa coronavírus em 2 minutos

18/08/2020

A tecelagem Doptex lançou um acabamento antiviral capaz de ser contra o coronavírus homologado pela Nanox. A tecnologia consiste em um tratamento com partículas de prata que bloqueiam a ligação dos microrganismos nas células hospedeiras. Intitulado de Ag+Fresh®, o método inativa a COVID-19 em apenas 2 minutos de exposição e conta com durabilidade de até 30 lavagens caseiras.

Os testes da tecnologia Ag+Fresh® nos tecidos Doptex foram realizados pela Nanox em parceria com a Universidade de São Paulo, nos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Também participaram pesquisadores da Universitat Jaume I, na Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pelo Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O artigo é composto por 67% de poliéster e 33% de algodão (polycotton).

Os testes mostraram que a tecnologia rompe a membrana do microrganismo e impede a sua ligação com as células hospedeiras, evitando que o vírus libere o seu material genético. A indústria possui cinco artigos com o tratamento, que também podem ter suas cores personalizadas.