,

DFB Festival 2018: primeiro dia

10/05/2018

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (CE) voltou a receber o DFB Festival, considerado o maior evento de moda autoral da América Latina. Com formatação multidisciplinar, o encontro reúne música, gastronomia, dança, moda, educação e empreendedorismo. Realizado entre os dias 9 e 13 de maio, conta com o apoio institucional da Abit que, por meio do Programa Texbrasil, traz jornalistas internacionais.

Entre as novidades, a FBeach Club - nova sala de desfiles exclusiva para marcas e estilistas de beachwear. E coube à Flee, estreante no evento, inaugurar o espaço. Lá ela apresentou coleção exclusivamente feminina e que celebra o amor próprio.

Já o estilista Saldanha buscou inspiração no KiteSurf, esporte comumente praticado no litoral de Cumbuco (CE). Leveza, liberdade e conforto imperam na coleção que tem forte vínculo com a sustentabilidade. “Crio peças usando a técnica de zero resíduo, ou seja, mínimo desperdício no final do processo. Os retalhos que surgem são utilizados em detalhes ou acabamentos de novas roupas”, conta Saldanha que desfilou pela segunda vez no DFB Festival.

Saldanha  - crédito da foto: @saldanha_world (Instagram)

Em seguida, Wagner Kalienoapresentou peças assimétricas para eles e para elas. Recortes, fendas exuberantes e modelos marcantes se destacam entre os looks carregados em brilhos e estampas.

Participando da semana de moda cearense pela quarta vez, o estilista João Paulo Guedes mostrou as peças da coleção “Illusions”. As listras têm peso forte, assim como o mix de tecidos na mesma peça.

As artesanias cearenses de Amerinda Maria mais uma vez encheram os olhos com a riqueza de detalhes e sofisticação. As roupas trazem bordados e rendas, misturados a tecidos nobres como linho e seda pura.

O veterano e prata da casa Lindebergue Fernandes, encerrou o primeiro dia de desfiles. Como de costume, usou a passarela para mostrar moda e protestar e, dessa vez, a coleção “Amor Próprio” falou da aceitação de pessoas, por elas mesmas, como são: transexuais, drags, obesos, etc.

A programação de shows do primeiro dia do DFB Festival 2018teve como destaque cantora Iza, que se apresentou no palco Ceará Sobe Som.

Com realização compartilhada entre o DFB Festival e o Senac/Ce, o evento realizou mais uma edição do Dragão Pensando Moda (DPM) - tradicional ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação. A programação do DPM foi aberta com palestras dos estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, bem como do consultor Eduardo Motta, sobre cenários, cultura e comportamento. Em seguida, teve Conversa Criativa com os estilistas e a jornalista e consultora Patrícia Pontalti. 

Crédito das fotos de desfiles - Roberta Braga