DFB 2017 completa 18 anos e apresenta novo formato

19/04/2017

Celebrando 18 anos de trajetória, o Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017 acontece de 24 a 27 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (CE), pelo terceiro ano consecutivo. Apoiado no conceito “Viva Essa Festa”, o evento anuncia uma série de mudanças estruturais que incluem a nova nomenclatura para DFB Festival, unindo a moda a cultura, gastronomia e formação. A Abit apoia institucionalmente a iniciativa e trará jornalistas internacionais por meio do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

Para festejar a maioridade do Dragão, o realizador do DFB Festival 2017, Cláudio Silveira, vai celebrar a própria região Nordeste. “A indústria da moda brasileira deve muito à tradição têxtil nordestina. Mesmo com tantas adversidades, a criatividade mantém-se como base das nossas confecções, que investem cada vez mais em ações inovadoras e consistentes, como o próprio DFB”, explica. A reverência ao Nordeste ganha força com uma decisão inédita: pela primeira vez, o casting de modelos do DFB será de origem 100% nordestina, incluindo as principais top models brasileiras e internacionais nascidas na Região, que virão ao Ceará exclusivamente para o evento.

Alma Latina permeia os caminhos do DFB Festival 2017

Além do novo nome, o DFB Festival 2017 apresenta uma terceira sala de desfiles, montada no piso superior do Terminal Marítimo, o Pavilhão do Conhecimento, integrando a moda à programação de palestras e mesas redondas do Dragão Pensando Moda, coparceria com o Senac/CE.

Com line-up oficial reunindo grandes criadores autorais, novos designers e faculdades de todo o Brasil, o evento volta a nomear as salas de desfiles com títulos que remetem à primeira década do evento: Sala do Fogo, Sala do Barro e Sala das Marés. Os veteranos Melk Z-DA (PE), Jeferson Ribeiro (BA), Wagner Kallieno (RN) e Iury Costa (CE) são os quatro primeiros nomes confirmados dos desfiles do festival. 

Pela primeira vez, o DFB Festival 2017 recebe o Concurso Ceará Moda Contemporânea, correalizado com o Sinditêxtil-CE, com prêmios em dinheiro para as categorias Design, Modelagem e Costura. Ainda haverá a realização do tradicional Concurso dos Novos (coleções cápsulas de oito instituições de ensino superior e técnico do Ceará, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo) e desfiles do reality show Comunidade: Moda (Record TV). Assim, serão três concursos de moda para novos talentos, entre amadores, estudantes e autodidatas.

Os percursos do DFB através da América Latina, iniciados em 2016 com a homenagem temática à Colômbia, agora fazem escala no Peru, produtor do melhor algodão do planeta - insumo que é uma das bases da economia do país. A exposição "Alma Peruana" reunirá imagens e números que ilustram a força econômica e cultural dessa nação. O Peru também vai inspirar parte da programação gastronômica do Festival.

Já no Boulevard Kza do Dragão, feira com 1,2 mil m², estarão 64 expositores entre estilistas, designers de produto, microempreendedores e até carrinhos com típicas comidas de rua cearense.  

O DFB Festival 2017 vai gerar 540 empregos diretos, além de reunir as dez faculdades e cursos técnicos de moda e design do Estado do Ceará, que participam com seus alunos em atividades de backstage e receptivo. 





Área do Associado
Esqueci minha senha