,

DFB 2016 destaca a Colômbia como exemplo do potencial criativo da América Latina

20/04/2016

Em sua 17ª edição, o DFB (Dragão Fashion Brasil) transforma o evento de referência mundial em moda autoral numa vitrine para o potencial da América Latina na manutenção da identidade da moda e da cultura de seus múltiplos povos e etnias. Contemplando o tema “Sangue Latino”, o DFB 2016 destaca um país com consolidada indústria têxtil e de grande relevância para a economia mundial desse segmento: a Colômbia. 

Com realização entre os dias 4 e 7 de maio, o DFB 2016 volta ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, que recebeu 25 mil pessoas na edição passada. Agora, o local recebe novos espaços para sediar uma programação nos três eixos de atuação do evento: Moda e Design; Moda, Cultura e Comércio; e Multicultural; além de projetos paralelos apoiados e promovidos pelo evento.   

Desfile de Almerinda Maria (DFB 2015) - Foto: Roberta Braga/Leila Motta/ Ricardo K. 

A conexão Brasil-Colômbia é responsável por trazer novidades, como o “Mano a Mano”, projeto que traz ao DFB o I Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento, dentro da programação do Dragão Pensando Moda (DPM); um desfile da marca colombiana Lenerd; e a exposição "Artesanías de Colombia", mostra com objetos de moda e design assinados por criadores colombianos. 

Ao longo de quatro dias, o DFB vai apresentar 32 desfiles autorais assinados por 22 criadores brasileiros e convidados de destaque nos países vizinhos, além de oito coletivos que promovem fashion shows de projetos de referência apoiados pelo evento, como “Concurso dos Novos” e Comunidade Moda”. No line up estão: Almerinda Maia (CE), Andre Sampaio (CE), Babado Coletivo (CE), Bikini Society (CE), David Lee (CE), Doiselles (MG), Gil Braga (CE), Gisela Franck (CE), Iury Costa (CE), Ivanildo Nunes (CE), João Paulo Guedes (CAN), Kalil Nepomuceno (CE), Lenerd (COL), Lindeberg Fernandes (CE), Lizzi (PR), Mark Greiner (CE), Pena Conceito (CE), Rebeca Sampaio (CE), Rio de Jas (CE), Ronaldo Silvestre (MG), Jeferson Ribeiro (BA) e Weider Silveiro (SP).

Cláudio Silveira é idealizador e diretor do DFB

O evento também traz o Concurso dos Novos que, realizado há mais de uma década pelo DFB, tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho autoral de alunos de instituições de ensino técnico e superior de todo o Brasil. Sob a orientação de um corpo docente, cada grupo desenvolve uma minicoleção que será apresentada em desfile coletivo durante o evento. As três primeiras equipes colocadas ganham troféus e o primeiro lugar, um prêmio em dinheiro. Nesta edição, as instituições finalistas foram: C. UNIV. SENAC Santo Amaro (SP); IDECC (CE); IESB (DF); UFC (CE); UNAMA (PA); UNIFOR (CE); e UNIV. ESTADUAL DO MARINGÁ (PR). Já o projeto Comunidade Moda é realizado em parceria com a TV Cidade, traz um reality show pioneiro e mostra as diferentes etapas de criação e produção de uma coleção cápsula assinada por jovens talentos em comunidades da periferia de Fortaleza. Os finalistas produzem looks para serem apresentados em desfile coletivo no DFB. O vencedor é premiado com uma vaga no line up do evento no próximo ano com a produção das peças garantida pelo SENAC – CE. 

O Dragão Pensando Moda é uma parceria do DFB com o Senac/CE e, nesta edição, traz cursos, oficinas, palestras e uma mesa redonda com grandes nomes do trade no Brasil. O DFB 2016 também vai promover uma feira de varejo e oportunidades, com designers e marcas participantes comercializando seus produtos. Também no evento, o coletivo Vós lança mais uma edição da revista homônima e assina a curadoria da feira autoral Babado Coletivo, que apresenta uma coleção customizada e criada exclusivamente para o DFB. 

Para mais informações: dfhouse.com.br


TAGS:
dfb