,

Congresso Abit 2018 – Painel 3: o profissional feliz é mais produtivo

17/10/2018

“Proporcionamos mais do que apenas um trabalho, realizamos os sonhos de vida dos colaboradores”. A declaração é de Grasiela Moretto, diretora Administrativa da Ufo Way Denim Brasil e que participou do painel 3 do Congresso Abit 2018. Durante apresentação para a plateia de quase 350 congressistas, a empresária de Criciúma (SC) enumerou ações desenvolvidas para fortalecer a relação com os trabalhadores. “As pessoas são o nosso maior patrimônio. Precisamos oferecer serviço de qualidade e excelência para os nossos clientes e são os colaboradores que fazem esse trabalho”, reforçou. “Na Ufo Way, trabalhamos na valorização, no respeito ao colaborador, independentemente do cargo que ocupa. O colaborador precisa se sentir dono de parte do seu negócio para se sentir engajado com o produto”, complementou. “Como segurar os talentos na empresa? Proporcione um ambiente de trabalho inspirador e feliz. Assim eles não irão embora na primeira oportunidade que surgir”, aposta a executiva.

Da esq.: Grasiela Moretto, Hassam Callegari, Caio Infante e José Roberto Mendonça de Barros

A importância da felicidade no ambiente de trabalho também foi enfatizada por Hassan Callegari, gerente Comercial da Love Mondays. “Colaboradores infelizes produzem 40%  menos. O profissional feliz é mais produtivo”, declarou. Segundo ele, hoje as pessoas escolhem as empresas em que elas querem trabalhar e a pesquisa por novas carreiras é feita pela internet. “Identificamos que 80% das pessoas confiam em avaliações online”, cita Callegari. Na Love Mondays, plataforma de informação sobre novas oportunidades de trabalho, os itens que os profissionais mais elogiam são ambiente de trabalho, reputação da empresa, benefícios corporativos, progressão na carreira e competência dos colegas. Já as maiores críticas são: salário, falta de reconhecimento e de plano de carreira, liderança da empresa e falta de qualidade de vida.  

Caio Infante, gerente Geral Latam/TMP Worldwide, também fez parte da discussão e também fez coro no quesito “felicidade no ambiente de trabalho”. De acordo com ele, “as pessoas felizes no trabalho vão replicar essa experiência para outros”. E dá um conselho aos empregadores: “tratar bem o colaborador é tão importante para seu negócio como tratar bem seu cliente. Competir por talentos não é diferente de competir por consumidores”. Entre os pontos que torna a empresa única, Infante atribui questões como a diversidade e inclusão, a avaliação se o site de carreira promove uma imersão na marca empregadora e se os líderes são capazes de fomentar a cultura da empresa, entre outros.

Crédito da foto: Ricardo Keuchgerian