,

Comitiva com empresas brasileiras têxteis e de maquinários participa da Colombiatex 2019

22/01/2019

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, aconteceu a Colombiatex de las Américas, a mais importante feira têxtil da América Latina. Durante o evento, foram anunciadas as recentes inovações da indústria têxtil brasileira por meio do lançamento de 39 empresas brasileiras. Além de oferecer tecidos e insumos para confecção, as empresas apresentaram desenvolvimentos tecnológicos em máquinas para processos produtivos mais rápidos em corte e confecção, automação, design e equipamentos com baixo consumo de energia.

O grupo reuniu  participantes dos Programas Texbrasil e Brazil Machinery Solutions, parcerias entre a Abit  e a ABIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos) com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Dentre as empresas do Texbrasil estavam a Cataguases; Covolan Têxtil; RossetSancris Linhas, fios, zíperesSantanenseCedro Têxtil, Malhas RVBSantaConstanciaLa Estampa Tecidos & Artes, Linhas Trichê, HudtelfaSantistaParamountIndústria Denim CanatibaManequins ExporVicunha TêxtilNicoletti TêxtilIncotexSalotex, Têxtil J. SerranoDalila TêxtilCreora, MPRO, Lunelli Têxtil, Innovativ, BerlanEstrela AviamentosLatinaEberle-Mundial e Pelican Têxtil. Já as empresas do Brazil Machinery Solutions são Audaces; Orizio, Castilho; Censi; Comelato Roncato; Delta; Inarmeg; SocioTec e Weko.

Nesta nova edição da feira têxtil, a delegação do Brasil apresentou aos visitantes as tendências para 2019 e seus novos desenvolvimentos através de desfiles na passarela do espaço Brasil. A coleção reuniu os insumos das empresas participantes, que foram transformadas em peças únicas, cheias de cores e design, representando o charme e a evolução da moda brasileira.

Desfile de marcas brasileiras na Colombiatex 2019

Uma das principais atrações do Brasil foi a exposição virtual sobre a Indústria Brasileira 4.0 e uma experiência de realidade virtual opor uma planta modelo da indústria 4.0, que exalta o país e a importância de sua indústria. Esta experiência é desenvolvida pela Abit e ABIMAQ em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil (SENAI).

Nesta ação, orientada por especialistas brasileiros, os visitantes também puderam acessar um espelho virtual. Através de uma câmera, o dispositivo lê as medidas da pessoa, que escolhe o modelo e estamparia.

“A Colômbia é o melhor cenário para mostrar à América Latina os avanços e tecnologias do Brasil na produção têxtil e de confecções. A Colombiatex é a vitrine comercial por excelência que permite que todos os visitantes saibam o que nossas indústrias oferecem de perto”, afirma Rafael Cervone, diretor executivo do Programa Texbrasil. Ele acrescenta: “mesmo este ano, estamos muito entusiasmados com a nossa aliança com o Senai, que possibilita a divulgação da manufatura avançada brasileira para a Colômbia”.

De acordo com o diretor-executivo da Divisão de Abimaq Mercado Externo e gerente do programa BMS, Patricia Gomes, o Brasil é uma referência no setor de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil na América Latina, em termos de qualidade, tecnologia e competitividade. “Entre janeiro e novembro de 2018, as exportações do setor para os países da América Latina atingiram US$ 24,3 milhões, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2017, quando atingiram US $ 22 milhões”, destaca.