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Capricórnio Têxtil: 70 anos de história e inovação

29/07/2016

Ao contrário do que se imagina, chegar aos 70 anos pode ser prazeroso e trazer frescor, além de ter expertise e muita história na bagagem. A Capricórnio Têxtil, empresa que começou com a produção de tecidos de lã, no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), e hoje é uma das maiores produtoras de índigos e brins do Brasil, é exemplo de que isso é completamente factível. A indústria aniversariante alcançou sete décadas em 05 de julho com três plantas fabris, sendo em Bragança Paulista (SP), São Carlos (SP) e Natal (RN). A companhia conta com capacidade produtiva de 700 milhões de m² ao ano e 600 funcionários diretos.  

O jeans é um dos prediletos do brasileiro, de acordo com dados do IEMI/Abit, cada habitante compra em média 1,8 peça de jeanswear ao ano. O mesmo estudo mostra que foram feitos 397,2 milhões de produtos deste tipo em 2014. Mas o que talvez muitos consumidores não conhecem são os bastidores para que as roupas cheguem às vitrines de marcas famosas. O caminho da trama azul ou preta que vai dar forma àquela jaqueta incrementada com bordados e patches que marca presença nas passarelas e nas ruas de todo o mundo começa em um criterioso trabalho que a Capricórnio conhece bem, já que iniciou a produção de denim nos anos 1980. 

 

A fábrica, que é uma das poucas verticalizadas no País, inicia a fabricação do tecido com a limpeza, separação e mesclagem da fibra de algodão, que passa pelas urdideiras e é fiada, transformando-se em fios. Por dia, a unidade de Bragança produz 56 toneladas de linhas, que são tingidas por oxidação do corante nas fibras e, em seguida são tecidas em mais de 100 teares que funcionam a base de ar comprimido. “Com a integração com a fiação existe a garantia de qualidade”, afirma Maria José Orione, diretora de Negócios Estratégicos da empresa.

Visando a melhoria contínua, a Capricórnio investiu R$10 milhões em 2016 para concluir uma etapa da ampliação e diversificação de sua tecelagem com a aquisição de teares com tecnologias que permitam versatilidade e inovação. Além disso, a companhia adquiriu um terreno de 15.000 m², ao lado de sua planta em São Carlos, onde implantará uma unidade de acabamento, que demandará um aporte financeiro estimado em R$20 milhões. “Com isso, queremos atender a demanda que temos recebido. Poderemos trabalhar em acabamentos mais sofisticados e novas tecnologias”, destaca Maria José.  A executiva ainda completa: “2016 e 2017 são anos de recuperação, vamos injetar capital em acabamento, pois continuamos a acreditar no potencial do mercado brasileiro”.  

Vídeo comemorativo dos 70 anos da empresa

 

 

*Crédito de imagens: fotos da planta fabril em São Carlos - divulgação/Capricórnio