,

Brasileiros acreditam que contrabando traz prejuízo ao País, diz pesquisa

29/05/2015

Pesquisa inédita encomendada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) ao Instituto Datafolha, com o apoio do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, mostra que 77% dos entrevistados concordam que produtos contrabandeados trazem prejuízo ao País e à população e que, para 80%, estes artigos ilegais prejudicam a atividade do comércio e a indústria do Brasil.

Ainda segundo o estudo, 92% dos pesquisados acredita que, se o preço dos produtos vendidos legalmente fosse mais baixo, os brasileiros deixariam de comprar mercadorias contrabandeadas. Essa expectativa é compartilhada majoritariamente, com índices mínimos de 90%, por todos os segmentos analisados na pesquisa.

A maioria dos entrevistados concorda, também, que os produtos contrabandeados são mais baratos porque não pagam os impostos devidos (89%), não precisam se submeter às normas de fiscalização (87%) e são feitos com materiais de pior qualidade (77%).

A pesquisa é quantitativa com abordagem pessoal. As entrevistas foram feitas entre 22 e 24 de abril em todo o país com maiores de 16 anos totalizando 2.401 entrevistas. A margem de erro da amostra nacional é de dois pontos para mais ou menos.