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Agreste Tex recebe mais de cinco mil visitantes em Caruaru

26/03/2019

Público da região de Caruaru prestigia a quarta edição da Agreste Tex 

O Polo Caruaru sediou a quarta edição da Agreste Tex – feira de máquinas, serviços e tecnologia para a indústria têxtil, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de março, na cidade do agreste pernambucano. Por lá passaram mais de cinco mil visitantes, entre profissionais do setor, empresários e estudantes. Com o apoio institucional da Abit, o evento foi realizado pelo Febratex Group e pela Associação Comercial de Caruaru (ACIC). 

A edição 2019 reuniu mais de 80 estandes, representando cerca de 300 marcas que apresentaram seus lançamentos. A expectativa é movimentar R$ 280 milhões em negócios fechados a partir da feira. “Já tivemos equipamentos vendidos no primeiro dia do evento”, comemora Helvio Pompeo Madeira, diretor-geral do Febratex Group. “A feira cumpriu seu papel. O setor têxtil e de confecção precisa ter tecnologia para competir e produzir mais com custo menor”, acrescentou. “Viajamos pelas cidades da região e vemos sempre as casas cheias de pessoas trabalhando, produzindo sem parar. Isso é muito inspirador e importante. E através dessa feira esperamos ajudar a tornar o Agreste conhecido não só nacionalmente, mas internacionalmente”, afirmou o diretor. 

Helvio Pompeo Madeira, diretor-geral do Febratex Group 

Além de expor pela primeira vez na Agreste Tex, a Vicunha Têxtil também foi uma das patrocinadoras do evento. Apresentou seus últimos lançamentos, com foco em artigos que reforçam o posicionamento sustentável. Entre eles, os ecológicos com o selo Eco Cycle, como a linha denim sustentável Absolut Eco, que economiza até 95% de água e até 90% de químicos no processo produtivo, além do brim Eco Squash Color, que também se sobressai pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET. “Com a nossa participação na Agreste Tex, visamos levar para o mercado local coleções atualizadas em sintonia com a moda global, apresentando os nossos principais produtos voltados para sustentabilidade, eficiência e inovação”, afirma German Alejandro, diretor de Marketing da Vicunha. 

A Global Química & Moda (GQM) também esteve entre as expositoras da Agreste Tex 2019. Além disso, a empresa aproveitou a oportunidade para inaugurar sua nova central de vendas. A unidade fica localizada em Santa Cruz do Capibaribe (PE) e será gerida em parceria com a Unipeças. Contará com equipe especializada em impressão digital. No portfólio da GQM estão máquinas Epson, e insumos que vão de tintas a papéis tratados para sublimação. “O Nordeste é um dos alvos para o crescimento da GQM e a primeira região do país a receber uma central de vendas da empresa”, explica Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da GQM. . Além da Unipeças, parceira na região, a Global Química & Moda compartilhou o estande na Agreste Tex com a empresa Censi Máquinas, especialista em máquinas para cortes especiais, embalagem, identificação, fusionar e vincar. 

Paralelamente ao evento de negócios, no Pavilhão Caruaru, também foi realizado o Fórum Agreste Tex 2019 com uma agenda intensa de palestras, debates e workshops, que somaram mais de 16 horas de programação. Com temas que abordaram desde a maneira adequada de cortar e armazenar o jeans até como utilizar novas tecnologias para melhorar as vendas, o Fórum reuniu um público diversificado e qualificado do segmento têxtil da região. “A moda aponta tendências, é globalizada, mas é preciso encontrar diferenciais para se destacar. E a região do Agreste tem muitos diferenciais que podem e devem ser mais explorados; desde materiais até referências do artesanato”, sugeriu Sueli Pereira, da gerente de Comunicação e Moda da Santista Jeanswear. 

Fórum Agreste Tex debate temas de interesse do setor 

A Agreste Tex também contou com o patrocínio das empresas Avil e Makital, além do apoio da ABIMAQ, ABTT, ACIT, ASCAP, Cativa, Denim School, NTCPE, SEBRAE, Sistema FIEPE SENAI e Sinditêxtil|PE. 

A próxima edição da Agreste Tex já tem data marcada: acontecerá entre os dias 24 e 27 de março de 2020. “Mesmo antes do lançamento oficial, muitas empresas que não participaram este ano já nos procuraram interessadas em expor em 2020”, comemora o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Madeira Júnior.

Helvio Madeira Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group