Glossário | Termos Técnicos
voltar

Buscar

ACC – Adiantamento de Contrato de Câmbio

Trata-se de uma operação financeira na qual é antecipada parcela de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, por ocasião de uma exportação que será feita em algum momento futuro. Empresas exportadoras com negócios no exterior que necessitam de capital de giro para financiar a fase de produção podem antecipar o recurso necessário para viabilizar a fabricação dos produtos para poder exportá-los. Essa operação tem algumas vantagens como isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).



ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

É a transferência da propriedade de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigação. O credor fiduciário passa a ter a posse indireta do bem e o devedor permanece com a posse direta, na qualidade de depositário. Também podem ser objeto de alienação fiduciária bens presos ao solo, desde que possam ser retirados sem sofrer destruição, modificação, fratura ou dano. A alienação fiduciária não admite novas vinculações em graus subsequentes, ainda que em favor do mesmo credor



ANDIMA – (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro)

É uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne instituições financeiras de diversos segmentos, incluindo bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras de valores; e administradores de recursos.
Além de ser um importante instrumento de representação do setor financeiro, a Associação se destaca como prestadora de serviços, oferecendo suporte técnico e operacional às instituições, fomentando novos mercados e trabalhando pelo desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional.
 



AVAL

O termo aval designa uma garantia dada por uma terceira pessoa ou entidade (o avalista) ao credor de um crédito concedido. Num crédito bancário o aval corresponde geralmente a uma garantia pessoal. Mas existem diversas outras situações em que intervêm com o seu aval instituições como o próprio Estado (por exemplo, numa emissão de um empréstimo obrigacionista) ou as instituições financeiras. Há alguns anos foram mesmo criados fundos detidos por um grupo de instituições financeiras e estatais destinadas a dar o aval a contratos de financiamento: os chamados fundos de garantia mútua.



BANDES

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (Bandes) é uma instituição pública, cujo negócio é fornecer soluções financeiras e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.



  
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Inobel Planejamentos
Governo Federal
by Guest