Comitês Setoriais

A Abit coordena e estrutura alguns comitês para representar os interesses comuns dos diferentes elos da cadeia têxtil e de um conjunto de empresas do setor. Estes comitês proporcionam a troca de ideias nas questões específicas de cada segmento e geram interação com toda a indústria.

 

  • Comitê de Aviamentos - Coord. Alfredo Bonduki

Este Comitê reúne empresas produtoras de linhas, zíperes, botões, fitas, elásticos, bordados e etiquetas. O grupo visa proporcionar a troca de informações setoriais e trabalhar de forma integrada para promover a competitividade e sustentabilidade destes elos da cadeia produtiva.  Os encontros deste Comitê são divididos em dois momentos: primeiramente são tratados assuntos de interesse geral, panorama econômico e políticas setoriais. Em seguida, as companhias se reúnem para promover a competitividade e sustentabilidade de temas específicos de seus segmentos.  Este está subdividido em mais três subgrupos, que são:

Comitê de Botões – Coord. Walter Perfeito

As empresas membro deste comitê discutem, principalmente, ações de defesa comercial do segmento.

Comitê de Linhas de Costura – Coord. Alfredo Emilio Bonduki

Empresas produtoras de linhas de costura e bordado para a indústria de confecção acompanham as informações de mercado interno e externo e participam do desenvolvimento de normas técnicas deste segmento.

Comitê de Zíperes – Coord. Cristina Sapelli

As mais importantes empresas produtoras de zíperes que representam mais de 80% do mercado se reúnem para acompanhar informações do mercado e gerar ações que garantam a isonomia comercial deste segmento.

 

  • Comitê de Denim e Sarja – Coord. Fernando Pimentel

Discute as perspectivas do setor em relação ao mercado produtor de denim e sarja e acompanha o monitoramento das informações de importação e exportação deste produto no Brasil.

 

  • Comitê da Cadeia Produtiva do Algodão -  Coord. Sérgio Armando Benevides Filho

Dada a importância desta matéria-prima para a indústria têxtil e de confecção, este Comitê discute as perspectivas do setor em relação à commodity e visa fortalecer todos os elos da cadeia ligados à fibra dentro de uma visão integrada entre os profissionais dos diferentes segmentos que compõem o setor.

 

  • Comitê de Fiação de Algodão – Coord. Ariel Borger

Congrega as empresas que produzem fios para venda direta ao mercado. É o maior e mais antigo Comitê da Abit e suas empresas somam 80% da produção de fios fabricados no País.

 

  • Comitê de Jovens Empresários – Coord. Matheus Fagundes

Com o objetivo de trazer as novas gerações para participar da Entidade diante dos desafios que o setor têxtil e de confecção terá de enfrentar, foi formado o Comitê Multissetorial de Jovens Empresários. Este grupo permitirá a jovens líderes conhecerem melhor o trabalho da Abit e, assim, contribuírem para a dinamização de nossas ações. 

 

  • Comitê de Malharia Circular - Coord. Flavio Roscoe

Tem como principal compromisso promover a competitividade das indústrias de malharia circular por meio de ações de monitoramento e defesa comercial.

 

  • Comitê de Mulheres Empreendedoras – Coord. Kelly Whitehurst

A ideia é que as participantes deste Comitê possam discutir assuntos que as fortaleçam como líderes e criem um importante networking entre um grupo que conta com executivas de diversos segmentos da cadeia têxtil.

 

  • Comitê de Produtores de Vestuário – Coord. Carlos Eduardo Fantoni

Participam deste Comitê representantes de sindicatos do vestuário regionais, empresários e profissionais dos diversos elos da produção da moda brasileira para promover a competitividade do setor de vestuário, visando o incentivo dos negócios por meio da integração da cadeia da moda.

 

  • Comitê de Química Têxtil – Coord. Luiz Wagner

Representantes das empresas químicas produtoras de insumos para a indústria têxtil, o grupo tem como objetivo contribuir para a geração de valor de todo a cadeia produtiva, manter a competitividade nacional sempre com responsabilidade social, ambiental e ética.

O Comitê de Química Têxtil da Abit, no intuito de prestar uma contribuição para o comunidade técnica têxtil, por meio de grupos colaborativos tomou a iniciativa de elaborar um Manual Técnico Têxtil, os primeiros capítulos da obra estão disponíveis para download nos links abaixo:

Índice 

Capítulo II
 
Capítulo VIII
 
Os interessados em colaborar na elaboração deste manual, com material e sugestões, podem entrar em contato pelo e-mail: relacionamento@abit.org.br, com o título Manual Têxtil CSQT.

 

  • Comitê Multissetorial de Relações Trabalhistas – Coord. Julio Scudeler

Este Comitê tem por finalidade promover a troca de experiência, informações e estudos em proveito das Áreas de Relações Trabalhistas nas empresas participantes. Os projetos relacionados à este tema visam minimizar de modo ético e transparente os impactos negativos nas relações das empresas e dos trabalhadores. 

 

  •  Comitê de Roupas Profissionais – Coord. Luiz Augusto Rocha

Responsáveis pela criação do Selo “Qual”, certificação de autorregulamentação de roupas profissionais, este comitê tem como objetivo promover a competitividade entre as empresas do setor bem como agregar valor aos produtos confeccionados para uniformes e fardamentos. Este Comitê conta com subgrupos de trabalho, são eles: Vestimentas de BombeirosColetes BalísticosTecidos Técnicos e Inovação em Roupas Profissionais. 

 

  • Comitê dos Sindicatos das Indústrias Têxtil e de Vestuário

A Abit entende que o trabalho conjunto com sindicatos patronais é de extrema importância para o fortalecimento das ações do setor têxtil e de confecção em favor do desenvolvimento de nossa indústria. Este grupo tem o intuito de discutir as principais necessidades e demandas, com o trabalho integrado com sindicatos, levar às empresas o que há de mais relevante e atual.

 

  • Comitê de Tecidos de Camisaria – Coord. Anderson Pimentel

Representantes das empresas produtoras de tecidos para a indústria de confecção de camisas acompanham as informações de mercado interno e externo sobre este segmento.

 

  • Comitê de Tecidos de Decoração – Coord. Marielza Milani

Formado por 24 empresas que trabalham para proporcionar visibilidade aos tecidos de decoração nacionais, demonstrando suas qualidades, criatividade e tecnologia de ponta.

Para mais informações, acesse o site do Comitê. 

 

  • Comitê de Texturizadores – Coord. Marielza Milani

Participam deste Comitê produtores de fios texturizados que buscam na entidade informações tecnológicas, de meio ambiente e de comércio exterior.

 

  • Comitê Tributário - Daniel Mehler 

O Comitê tem como objetivo de proporcionar um fórum adequado às empresas do setor para a discussão das questões tributárias de âmbito nacional e seus feitos nas companhias. O grupo reúne consultores jurídicos da Abit e os especialistas de organizações para proporcionar a troca de informações e encaminhamento de eventuais demandas e ou alternativas às questões tributárias que afetam de forma significativa a rotina das indústrias.

 

 



Área do Associado
Esqueci minha senha